terça-feira, 4 de setembro de 2012

A todo o Vapor!!!

Há muito tempo que queria uma panela de bambu para cozinhar a vapor, mas nunca a encontrei. Referi à minha "irmã do coração" que andava em busca da panelinha perdida, e ela lá a conseguiu arranjar em terras de Sua Majestade!! 
Um pouco às apalpadelas, no sábado eu e o Luís tentamos descobrir os segredos desta panela-mais-fofa. Então decidimos cozinhar gambas com molho de soja e pimentos e tomate cereja da nossa horta. 
Esta panela tem que ser colocada por cima de um recipiente com água fervente ou com um caldo que liberte o vapor que vai cozer os alimentos, mas a panela de bambu não pode tocar no caldo! Nós optamos por um caldo que foi preparado com um pouco de água, molho de soja, algumas rodelas de limão, algumas fatias de pimento italiano e um ramo de tomilho (também da horta). 
Na base dos "pratos" da panela, colocamos uma folha de papel vegetal, para evitar o contacto dos alimentos com o bambu.
Para a marinada das gambas utilizamos alho picado, molho de soja, sumo de um limão, pimento italiano (q.b.) e tomilho. colocamos as gambas no segundo prato da panela, pois cozinham mais rápido que os legumes.
No prato de baixo da panela colocamos uma base de rodelas de limão, pimento branco e vermelho em fatias finas, tomate cereja, tomilho, pimento italiano picado e uma pitada de sal. 
Colocamos a panela de bambu em cima do recipiente com o caldo a ferver, e cerca de 10min mais tarde, o jantar estava pronto a servir!! Como foi uma noite mais para os sabores orientais, servimos com arroz basmati. 

Diferente, saudável e delicioso...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia