sábado, 15 de setembro de 2012

As ditas esquisitices


Tartes Tatin na minha cozinha são muito frequentes, normalmente de pêra ou maçã. O ruibarbo é um legume sobre o qual já encontrei algumas receitas e despertou-me a curiosidade por ser utilizado em sobremesas e pela peculiaridade do ingrediente. 
O problema estava em encontrá-lo... Fazendo uma pesquisa rápida acerca deste legume, descobri que a origem é japonesa, mas o grande produtor e consumidor deste legume são os Ingleses, que o trouxeram do Oriente no século XIII. Só o caule é comestível, as folhas não se podem ingerir. Sendo assim, liguei para a minha "irmã temporariamente inglesa" e pedi para me trazer um pouquinho deste legume para puder experimentar. Preparei a tarte exatamente como preparo com as frutas, caramelizando o ruibarbo cortado em pedaços com manteiga e açúcar demerara, depois de colocar na tarteira, cobri com a massa folhada, e foi ao forno até a massa estar dourada.
Fui a primeira a provar e adorei!! 
Tem uma polpa suave e doce. O Francisco também gostou muito, e todos os que também gostaram não sabiam o que estavam a comer. Quem viu a confeção (mãe, pai e Luís) não arriscaram a prova,argumentado com um já frequente "Tu e as tuas esquisitices!", mas pode ser que seja para a próxima, quando já for colhido da nossa horta...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia