quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rendam-se!

Cá tinha comentado convosco que, cá em casa, sempre que experimento um novo ingrediente ou faço uma receita mais diferente, levo logo com três torcidelas de nariz!... No sábado decidi testar a reação dos meus pais à cozinha a vapor, pois da primeira vez apenas cozinhei para mim e para o Luís. Mal abrem a porta e dão de caras com a panela de bambú, serviram-me de aperitivo duas caras tortas e um comentário "olha que o teu pai tem fome!". Mesmo assim, arrisquei uma batalha a vapor com o objetivo de obter a rendição deles, assim como consegui a do Luís (e ele dá mesmo luta)!
Utilizei então o tamboril, os tomates cereja, os pimentos e a chalota que iria utilizar para fazer o típico arroz de tamboril, juntei uns camarões, umas delicias e duas malaguetas, umas gotinhas de vinho rosé  e um pouco de sal. 
Na panela de bambú, coloquei uma folhas de couve coração e o preparado de peixe com os legumes em cima. Num recipiente de alumínio, coloquei água até meio com um pouco de vinho rosé. Depois de estar a ferver, coloca-se a panela de bambú por cima, para que o vapor passe pelos pratos e cozinhe os alimentos. Cerca de 10minutos depois o prato está pronto a servir. Fiz um arrozinho e uma salada de rúcula e agriões para acompanhar. 
Meio desconfiados, lá testaram mais uma saudável "maluqueira" da minha cozinha e... ADORARAM! O meu pai inclusive, pela primeira vez, mostrou interesse em adquirir um recipiente de cozinha! Quer outra panela de bambú para que eu possa "cozinhar para os teus avós, porque isto é mesmo bom, e se não leva gordura, tanto melhor". 
Testem o cozimento a vapor, pois:
 - É uma técnica fácil e rápida logo poupamos na energia consumida;
 - Os ingredientes mantêm as suas propriedades e um sabor e cor mais intensos são obtidos, pois não são submersos em água;
 - Muito saudável, pois não exige uso de gorduras;
Se não conseguirem encontrar a panela de bambú (que por acaso é a mais fofa, e foi a minha "irmã" que me trouxe de Inglaterra, porque também não a encontrei), existem recipientes de cozimento a vapor em alumínio  tupperwares e até panelas a vapor elétricas!
Invistam, pois o sabor e as vantagens para a saúde compensam mesmo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia