domingo, 14 de outubro de 2012

Não me toques...

Ao tempo que andava para estrear os meus ramekins com um souflé de qualquer-coisa... Sempre foi um prato que me fascinou, tanto pela sua complexidade e exigência no preparo, como por ser uma sobremesa tão delicada, que chega mesmo a ser a "não me toques" das sobremesas... Tinha que me aventurar um dia, e esse dia foi ontem!! Acho que foi a primeira sobremesa que me fez sentar no chão em frente ao forno a rezar pelo resultado perfeito à primeira, e a verdade é que consegui!! (mais uma vez estou a babar-me de orgulho!!)
Para fazerem estes souflés de laranja, irão precisar: (para 8 souflés, em ramekins de 150ml)
- 25g de manteiga derretida;
- 125g de açúcar;
- 200ml de leite;
- 25g de farinha;
- raspa e sumo de 2 laranjas;
- 2 gemas;
- 4 claras;
Ligar o forno a 180ºC, para que aqueça. Pincelar os ramekins com a manteiga derretida e colocar uma colher de sopa do açúcar em cada um, espelhando por toda a forma. Colocar no frigorifico enquanto se preparam os souflés. Misturar o restante açúcar com as duas gemas e reservar. A farinha deve ser bem dissolvida com umas colheres de leite. Numa panela pequena, ferver o restante leite, e depois acrescentar à farinha, mexendo até incorporar. Levar de novo ao fogão, a lume brando, e mexer continuamente até obter um creme suave. Retirar do lume, e acrescentar o sumo e a raspa das laranjas aos poucos. Acrescentar depois a mistura do açúcar com as gemas e incorporar bem. Envolver por fim as claras batidas em castelo muito suavemente, utilizando uma colher de metal (este é o truque para que os souflés cresçam). 
Encher os ramekins e alisar a superfície com uma espátula. Passar o dedo nos bordos, para ajudar o souflé a crescer. 
Colocar no forno, na posição central, cerca de 15 minutos. Polvilhar com açúcar em pó e servir imediatamente. 





Crescem cerca de 1,5cm, ficam dourados por cima e suaves pelo meio. Escusado será dizer que transbordei de orgulho! 
A acompanhar um bom café é um manjar dos Deuses...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia