quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O almoço da preguiça...

Ao domingo é dia de preguiça: dormir até mais tarde, almoçar mais tarte, e facilitar o que se cozinha, já que a dormência é tanta... Este domingo foi mais preguiçoso que os demais, pois houve festa até tarde no dia anterior... A ideia sempre foi cozinhar algo com cogumelos, mas como o tempo passou muito depressa, teve que se improvisar e acelerar o processo!! De qualquer forma, mesmo com preguiça, é domingo, e o domingo merece um almoço delicioso, mesmo que seja feito com uma enorme dose de murrinhice... Com algumas coisinhas que existiam lá por casa, lá se preparou uma Tarte de cogumelos e Perú com Queijo Emmental.

Para preparar esta tarte preguiçosa, vão precisar:
- 7 cogumelos brancos grandes e fatiados grosseiramente
- Pimento verde em cubos pequenos
- Pimento vermelho em cubos pequenos
- 1 malagueta
- 5 bifes de perú grandes, e cortados em tiras finas
- 1 chalota
- 3 tomates maduros grandes picados
- Ovo batido com 10Cl de bebida de soja
- 2 bases de massa folhada
- Queijo emmental raspado (a gosto)
- Cebolinho picado (a gosto) 
- Sal q.b.
- Azeite q.b.

Colocar num tacho o azeite, a chalota picada, os cubos de pimento e a malagueta e deixar refogar até a chalota começar a ficar mais translúcida. Acrescentar os cogumelos de deixar cozinhar mexendo sempre, para que ganhem uma tonalidade dourada mas sem queimar. Acrescentar o perú, temperar a gosto e deixar cozinhar. Colocar o tomate e deixar que coza e que a quantidade de líquido reduza. Enquanto o recheio coze, forrar uma tarteira com massa folhada (deixar o papel vegetal por baixo da massa), e cortar a outra base com o rolo de corte, para que fique com um aspeto de rede, e para tapar a tarte. 
Depois do recheio já quase não ter liquido, colocar na tarteira, e verter o ovo batido com a bebida de soja dentro, de modo a unificar o recheio.
Colocar a massa folhada em rede por cima da tarte, e aparar o excesso de massa. Raspar queijo emmental por cima da tarte (cá em casa é sempre bastante), e terminar com cebolinho picado. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. Depois aumentar a temperatura (aprox. 230ºC) e colocar a gratinar uns 2-3 minutos. 
Servir com salada, e para os mais insatisfeitos, com um arroz seco rápido, tal como o domingo pede. 
Depois de provar o resultado, pode ser perfeitamente uma opção para receber alguém, pois é rápida, segura (acho difícil alguém não gostar) e deliciosa!
Experimentem e deliciem-se...

2 comentários:

  1. Uma tarte preguiçosa mas deliciosa :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo deliciosa!! A seguir apetece um cafezinho e uma soneca no sofá, que foi o que fizemos :-)

      Beijinho,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia