segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alla moda Italiana!!

Andava a namorar uma máquina de fazer massa fresca há alguns meses, e no meu aniversário a Tia São presenteou-me com uma, deixando-me extasiada de tanta felicidade... Ainda não tinha tido oportunidade de a experimentar, mas a semana passada decidi que não passava do fim de semana, e como ia ter a Marina e o Ricardo para jantar, decidi que seria nesse dia, aproveitando também a ajuda que poderiam dar-me a por a mão na massa, literalmente!!
Receita que utilizei para fazer a massa foi a do livrinho que vinha dentro da máquina, e é muito fácil: por cada 100g de farinha, 1 ovo. Eu acrescentei uma pitada de sal, mas depois li que não o devia ter feito, e coloquei um pouco de azeite. Fiz a receita com 7 ovos. 
Ao inicio, a massa parecia abrir-se muito e pensamos que não estaria com a consistência desejada, mas ao ir diminuindo o tamanho da abertura por onde passa a massa, começou a unificar-se. Bem, depois de amassar bem a massa, separamos em porções menores e passamos 6 vezes na abertura maior, e depois uma em cada uma das seguintes aberturas até chegar à mais fina (na minha máquina é do 7 até ao 1). Decidi que para a próxima ficarei pelo 2, acho que ficou um pouco fina. Deixamos a massa repousar um pouco enquanto preparava o acompanhamento. 
Depois da massa ter secado um pouco (deve que secar pousada na mesa, pois ainda não tenho o estender para esse efeito), fizemos passar o rolo de tagliatele. A massa esteve a secar um pouco (devia ter secado um pouco mais) antes de ser cozida em água fervente com um pouco de sal e azeite. 
(atenção que a massa fresca apenas precisa de cerca de 2-3min para cozinhar)
Para acompanhar a tagliatele, preparei um Salteado de Cogumelos e Brócolos com Crocante de Presunto. 
Para confecionar este salteado, irão precisar:
- 1 pé de brócolos grande cortado em bocados pequenos (rejeitar o caule)
- 300g de cogumelos brancos
- 1 beringela em cubos brancos 
- 2 alhos francês em juliana (parte branca)
- 1/4 de pimento vermelho em cubos
- Cerca de 15 alcaparras
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída q.b.
- Parmesão ralado a gosto
- 12 fatias de presunto finas e cortadas em pedaços grandes

 Colocar na wok o azeite, o alho francês e o pimento e as alcaparras, e saltear até que o alho francês fique ligeiramente translúcido. Acrescentar a beringela, os brócolos e os cogumelos, temperar a gosto e deixar cozinhar. Se necessário acrescentar um pouco de líquido, colocar um pouco de vinho branco. Depois dos legumes estarem bem cozinhados, retificar temperos e reservar.
O presunto deverá ser colocado num tacho anti-aderente já quente até que fiquem crocantes e com uma ligeira tonalidade dourada nos bordos, mas tendo o cuidado para não deixar queimar.
Empratar colocando a tagliatele acabada de cozinhar, os legumes por cima e finalizar com o crocante de presunto e parmesão ralado a gosto.
Jantamos tarde, mas valeu a pena! Estava delicioso, e soube ainda melhor porque todos estivemos presentes na confeção. 
A única coisa a melhorar é a secagem da massa, espero pelo meu estendal...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia