terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Rei Faisão!!

Ontem tinha planos diferentes para a Consoada de Natal. Para além dos queijos, do camarão gigante grelhado com lima e pimenta preta e dos Souflés de queijo emmental (http://que-massada.blogspot.pt/2012/12/queijinho-fofo.html), pensei em dois pratos, o bacalhau com batatas e o Faisão que o meu pai caçou há 2 semanas. Depois ter ter chegado tardíssimo do emprego, reparei que era muita comida para 5 pessoas... Despromovi o Bacalhau para dia 25, e o Faisão virou Rei! A nossa Consoada de Natal foi então Faisão com Maçã e Mel.
Para preparar esta receita, irão precisar:
- 2 Faisões de caça grandes, sem pele
- 3 maçãs amarelas maduras, cortadas em gomos grandes, e com casca
- 1/4 pimento italiano seco picado
- 2 cebolas roxas grandes em meias luas largas
- 1 copo de champanhe
- 10Cl de azeite
- 4 paus de canela
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Cravinho a gosto
- 2 colheres de sopa de mel bem cheias
- 1 ramo grande de rosmaninho (alecrim)
- 1 ramo grande de tomilho
- 2 caules de aipo dos mais tenros em juliana
- 10 fatias de presunto
- Sal q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa assadeira grande colocar o azeite, o mel, o champanhe, o aipo, o cravinho, a canela em pau e em pó, um pouco de tomilho picado e um pouco de rosmaninho picado, sal e o pimento italiano seco. Mexer bem. Juntar a maçã e a cebola e envolver com o preparado anterior.
Passar os faisões no molho, e dispor na assadeira. Colocar as ervas aromáticas dentro das aves, e cobrir toda a superfície com presunto. Com uma colher, regar os faisões com o molho. Cobrir a assadeira com papel de alumínio, e levar ao forno durante cerca de 1.30h, regando a carne com o molho várias vezes.
Servir com arroz basmati. 
Este prato cheira mesmo a Natal!! A maçã fica deliciosa, e liga muito bem com o faisão, contrastando com o salgado do presunto. Se não tiverem paizinhos que trazem destas delícias para casa, sempre o podem fazer com frango ou perú, acho que deve ficar igualmente delicioso...
Boas Festas!!

2 comentários:

  1. Esse faisão ficou com muito bom aspecto, por acaso nunca comi.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa aparece de vez em quando, quando o meu pai tem a sorte de caçar algum!! Adoro esta peça de caça, pois não é tão forte como as outras (apesar de gostar de todo o tipo de caça), e tem um sabor delicado mesmo!!

    Beijinho,
    Virgínia Carneiro

    que-massada.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia