quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lombo Recheado com Enchidos e Ovo

Quando tenho um pouco mais de tempo, acabo sempre por tentar fazer algo que agrade a família inteira, mesmo se isso significar cozinhar porco... É a carne que menos aprecio, e tenho sempre que usar uma técnica que suavize o sabor da carne para conseguir tirar algum proveito de refeições com este tipo de carne. Mas, cá por casa, todos apreciam, e o meu trabalho na cozinha passa por tentar agradar a todos!
Tinha uma peça de lombo de porco no congelador, preparada para rechear, mas não queria repetir um dos tipos de recheio que já tivesse feito, por isso, juntando o que tinha no frigorífico, saiu um Lombo Recheado com Enchidos e Ovo.
 
Para preparar esta receita, irão precisar:
- 1 peça de lombo de porco de cerca de 700g, preparada para rechear
- 8 rodelas de mortadela (eu usei de perú)
- 8 rodelas de chourição
- 3 fatias grandes de queijo
4 ovos previamente cozidos e descascados
- Sumo de 2 limões
- 1 colher de sopa bem cheia de pasta de pimentão
- 1 e 1/2 colher de azeite
- 1 ramo grande de tomilho fresco
- Sementes de zimbro, a gosto
- 3 dentes de alho picados, sem pedúnculo
- 1/2 cerveja
- Sal q.b.
- Mistura de 3 pimentas, a gosto (moída na hora)
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar a peça de lombo sobre uma tábua de carnes. Dispor sobre toda a superfície a mortadela, e depois o chourição. Por fim colocar o queijo e os ovos cozidos inteiros, e enrolar bem a carne, prendendo com fio norte.
Num pequeno recipiente, preparar o tempero, misturando todos os ingredientes, e mexendo bem. Depois de pronto, elevar o lombo com a ajuda de rodelas altas de limão (para que este coza uniformemente), e regar com o molho.
Levar ao forno durante cerca de 1.20h.
Depois de estar pronto, colocar o lombo a repousar, retirar o fio norte, e fatiar com muito cuidado, para que não se desfaça. Servir com arroz e salada.
É um prato que exige um pouco de tempo na preparação, mas pode ser preparado mais cedo, e no caso de ter visitas, é do melhor que se pode cozinhar, pois coloca-se no forno, e podem receber-se os convidados com o tempo que merecem!
Estava muito bom, todos gostaram do contraste de sabores, até eu, que não aprecio porco, acabo por gostar bastante destes pratos, pois o sabor da carne fica um pouco "mascarado" pelo recheio.  O sabor do zimbro, que nunca tinha experimentado, é muito intenso e funciona lindamente com o porco, e tal como o sumo de limão e a pasta de pimentão (caseira, vem de Vila Nova de Milfontes!), dão um sabor sublime a este prato!

3 comentários:

  1. Que aspecto guloso, gostei imenso
    Passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-lacticinios-paiva.html

    ResponderEliminar
  2. Adorei muito, muito esta sugestão, está fantástica e bem gulosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia